Durante os dias 23, 27, 28 e 29 de abril nós aplicamos
quatro oficinas com enfoque na alfabetização cartográfica: História dos Mapas e
Projeções Cartográficas, Orientação e Localização, Mapas Temáticos e Cartas
Sintéticas (Legenda) e Escala. A atividade foi desenvolvida com os alunos do
Ensino Médio da Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira e da Escola
Estadual Educandário Presidente Kennedy que estavam se preparando para
participar da I Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2015.
Equipe da Escola
Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira.
Equipe da
Escola Estadual Educandário Presidente Kennedy.
Alunos
recebendo explicação sobre os três tipos de visão (ou posição) que temos quando
representamos uma paisagem: visões horizontal, oblíqua e/ou vertical.
Os alunos receberam diversas
representações e mapas e depois montaram uma linha do tempo da história dos
mapas.
Os alunos receberam diversas
representações e mapas e depois montaram uma linha do tempo da história dos
mapas.
Explicação sobre a divisão da Terra
com as linhas imaginárias: paralelos e meridianos. A divisão da Terra pelo
Equador forma os hemisférios norte e sul; a divisão da Terra pelo meridiano de
Greenwich forma os hemisférios leste e oeste.
Foi pedido para que os alunos pitassem
os continentes numa bola e depois eles projetassem numa folha seguindo três
tipos de projeções cartográficas: cilíndrica, azimutal (plana) e cônica.
Foi pedido para que os alunos pitassem
os continentes numa bola e depois eles projetassem numa folha seguindo três
tipos de projeções cartográficas: cilíndrica, azimutal (plana) e cônica.
Explicando sobre as projeções
cartográficas: cilíndrica, azimutal (plana) e cônica.
Início da oficina de 'Orientação e Localização'.
Alunos localizando os pontos cardeais
(norte, sul, leste e oeste) a partir da observação do Sol.
Foi representado o corpo de uma aluna numa
folha e depois esse corpo foi hemisferizado (norte-sul, leste-oeste) como se
fosse o planeta Terra.
Futebol cartográfico: avançava até fazer o
gol o aluno que fosse acertando a direção de cada jogada de acordo com pontos
cardeais (norte, sul, leste e oeste) e colaterais (noroeste, sudoeste, sudeste
e nordeste).
Futebol cartográfico: avançava até fazer o
gol o aluno que fosse acertando a direção de cada jogada de acordo com pontos
cardeais (norte, sul, leste e oeste) e colaterais (noroeste, sudoeste, sudeste
e nordeste).
Jogo das coordenadas geográficas: os
alunos precisavam encontrar determinado ponto no mapa de acordo com os graus de
latitude e longitude.
Registro fotográfico: coordenador do PIBID
Geografia – UERN, professores supervisores, bolsistas e alunos participantes da
I Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2015.
Grupo começando a oficina 'Mapas Temáticos
e Cartas Sintéticas (Legenda)'.
Neste momento os alunos decodificaram
diversos símbolos.
Neste momento os alunos decodificaram
diversos símbolos.
Nesta outra etapa foi pedido para que eles
criassem um símbolo para uma determinada situação, sendo que esse símbolo
pudesse ser entendido por qualquer pessoa.
Nesta outra etapa foi pedido para que eles
criassem um símbolo para uma determinada situação, sendo que esse símbolo
pudesse ser entendido por qualquer pessoa.
Bolsistas do PIBID Geografia explicando
sobre os três principais símbolos cartográficos: pontual, linear e zonal.
Pibidianos explicando sobre legenda.
Alunos participantes da OBRAC – 2015
construindo a legenda de um mapa.
Aluno participante da OBRAC – 2015
construindo a legenda de um mapa.
Iniciando a explicação sobre a diferença
entre a escala pequena e escala grande. Os mapas com grande escala são os que
representam mais próximo da realidade, eles representam áreas pequenas, como
cidades ou bairros. Os mapas com pequena escala são os que representam a
realidade muito reduzida, ou seja, representa uma grande área, por exemplo, o
mapa mundi.
Pedimos aos alunos que desenhassem o seu
calçado. O objetivo da atividade era saber a partir de qual visão (horizontal,
oblíqua e vertical) eles fizeram o desenho. Depois foi explicado que os mapas
são representados a partir da visão vertical.
Pedimos aos alunos que desenhassem o seu
calçado. O objetivo da atividade era saber a partir de qual visão (horizontal,
oblíqua e vertical) eles fizeram o desenho. Depois foi explicado que os mapas
são representados a partir da visão vertical.
Aprendendo a diminuir o tamanho da
representação real do desenho, no caso a mão, usando a escala de redução.
Aprendendo a diminuir o tamanho da
representação real do desenho, no caso a mão, usando a escala de redução.
Aprendendo a diminuir o tamanho da
representação real do desenho, no caso a mão, usando a escala de redução.
Tirando medidas do campo de futebol para
depois saber quanto é necessário reduzir para que ele seja representado numa
folha.
Tirando medidas do campo de futebol para
depois saber quanto é necessário reduzir para que ele seja representado numa
folha.
Os alunos ainda aprenderam a diferença
entre escala numérica e escala gráfica. Depois os mesmos foram desafiados a
construírem as duas escalas com as medidas que eles retiraram do campo de
futebol.