PIBID de Geografia realizou oficinas com alunos participantes da I Olimpíada Brasileira de Cartografia

Durante os dias 23, 27, 28 e 29 de abril nós aplicamos quatro oficinas com enfoque na alfabetização cartográfica: História dos Mapas e Projeções Cartográficas, Orientação e Localização, Mapas Temáticos e Cartas Sintéticas (Legenda) e Escala. A atividade foi desenvolvida com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira e da Escola Estadual Educandário Presidente Kennedy que estavam se preparando para participar da I Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2015.

 Equipe da Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira.

 Equipe da Escola Estadual Educandário Presidente Kennedy.

 Alunos recebendo explicação sobre os três tipos de visão (ou posição) que temos quando representamos uma paisagem: visões horizontal, oblíqua e/ou vertical.

Os alunos receberam diversas representações e mapas e depois montaram uma linha do tempo da história dos mapas. 

Os alunos receberam diversas representações e mapas e depois montaram uma linha do tempo da história dos mapas.

Explicação sobre a divisão da Terra com as linhas imaginárias: paralelos e meridianos. A divisão da Terra pelo Equador forma os hemisférios norte e sul; a divisão da Terra pelo meridiano de Greenwich forma os hemisférios leste e oeste.

Foi pedido para que os alunos pitassem os continentes numa bola e depois eles projetassem numa folha seguindo três tipos de projeções cartográficas: cilíndrica, azimutal (plana) e cônica.

Foi pedido para que os alunos pitassem os continentes numa bola e depois eles projetassem numa folha seguindo três tipos de projeções cartográficas: cilíndrica, azimutal (plana) e cônica.

Explicando sobre as projeções cartográficas: cilíndrica, azimutal (plana) e cônica. 

 Início da oficina de 'Orientação e Localização'.

 Alunos localizando os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) a partir da observação do Sol.

Foi representado o corpo de uma aluna numa folha e depois esse corpo foi hemisferizado (norte-sul, leste-oeste) como se fosse o planeta Terra.

Futebol cartográfico: avançava até fazer o gol o aluno que fosse acertando a direção de cada jogada de acordo com pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e colaterais (noroeste, sudoeste, sudeste e nordeste).

Futebol cartográfico: avançava até fazer o gol o aluno que fosse acertando a direção de cada jogada de acordo com pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e colaterais (noroeste, sudoeste, sudeste e nordeste).

Jogo das coordenadas geográficas: os alunos precisavam encontrar determinado ponto no mapa de acordo com os graus de latitude e longitude.

Registro fotográfico: coordenador do PIBID Geografia – UERN, professores supervisores, bolsistas e alunos participantes da I Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2015.

Grupo começando a oficina 'Mapas Temáticos e Cartas Sintéticas (Legenda)'.

Neste momento os alunos decodificaram diversos símbolos.

Neste momento os alunos decodificaram diversos símbolos.

 Nesta outra etapa foi pedido para que eles criassem um símbolo para uma determinada situação, sendo que esse símbolo pudesse ser entendido por qualquer pessoa.

 Nesta outra etapa foi pedido para que eles criassem um símbolo para uma determinada situação, sendo que esse símbolo pudesse ser entendido por qualquer pessoa.

 Bolsistas do PIBID Geografia explicando sobre os três principais símbolos cartográficos: pontual, linear e zonal.

 Pibidianos explicando sobre legenda.

 Alunos participantes da OBRAC – 2015 construindo a legenda de um mapa.

 Aluno participante da OBRAC – 2015 construindo a legenda de um mapa.

 Iniciando a explicação sobre a diferença entre a escala pequena e escala grande. Os mapas com grande escala são os que representam mais próximo da realidade, eles representam áreas pequenas, como cidades ou bairros. Os mapas com pequena escala são os que representam a realidade muito reduzida, ou seja, representa uma grande área, por exemplo, o mapa mundi.

Pedimos aos alunos que desenhassem o seu calçado. O objetivo da atividade era saber a partir de qual visão (horizontal, oblíqua e vertical) eles fizeram o desenho. Depois foi explicado que os mapas são representados a partir da visão vertical.

Pedimos aos alunos que desenhassem o seu calçado. O objetivo da atividade era saber a partir de qual visão (horizontal, oblíqua e vertical) eles fizeram o desenho. Depois foi explicado que os mapas são representados a partir da visão vertical.

Aprendendo a diminuir o tamanho da representação real do desenho, no caso a mão, usando a escala de redução.

Aprendendo a diminuir o tamanho da representação real do desenho, no caso a mão, usando a escala de redução.

Aprendendo a diminuir o tamanho da representação real do desenho, no caso a mão, usando a escala de redução.

Tirando medidas do campo de futebol para depois saber quanto é necessário reduzir para que ele seja representado numa folha.

 Tirando medidas do campo de futebol para depois saber quanto é necessário reduzir para que ele seja representado numa folha.

 Os alunos ainda aprenderam a diferença entre escala numérica e escala gráfica. Depois os mesmos foram desafiados a construírem as duas escalas com as medidas que eles retiraram do campo de futebol.

Os alunos ainda aprenderam a diferença entre escala numérica e escala gráfica. Depois os mesmos foram desafiados a construírem as duas escalas com as medidas que eles retiraram do campo de futebol.