PIBID GEOGRAFIA DA UERN/CAMPUS CENTRAL CONCLUI OFICINAS LABORATÓRIOS COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ



Entre os dias 12 e 14 - 19 e 20 de Dezembro o PIBID Geografia da UERN/Campus Central, realizou oficinas laboratórios com alunos da rede estadual de ensino de Mossoró/RN com o tema "representação espacial dos fenômenos espaciais: campo e cidade e demandas ambientais.”. o intuito das oficinas é trabalha a temática campo e cidade que é abordada dentro da geografia de uma forma dinâmica essa mediação didática, para uma melhor compreensão dos alunos.As Oficinas foram elaboradas pelos bolsistas, supervisores e o coordenador do projeto. a parceria entre a Universidade e as escolas parceiras ( Escola Municipal Manoel Assis, Escola Municipal Felício de Moura, Escola Estadual José de Freitas Nobre, Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira).



Professores Supervisores, Bolsistas Coordenador do Projeto, Professor Universitário e Alunos da Escola Estadual Aida Ramalho Cortez



A professora Ilcileide Lima- Professora Supervisora da Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira, destaca a importância da oficinas laboratório, dizendo:

"A oficina traz dois aspectos importantes: no plano pedagógico coloca-se em evidência o sujeito/aluno pela forma de diálogo durante a sequência didática proposta pela oficina, levando-os às discussões além do superficial. Outro aspecto importante é relacionado aos professores que aprendem e ensinam por elaboração própria o que nos aproxima de uma atuação docente dentro de uma perspectiva emancipatória, algo que considero favorável ao professor"

Alguns alunos da escola Aida Ramalho Cortez Pereira, os quais participaram das oficinas relatam as contribuições que as oficinas proporcionaram a sua formação estudantil.:

"A oficina muito bem elaborada teve como intuito nos mostrar de forma pratica através de jogos educativos como esta a relação entre campo e cidade, relacionando também com aspectos de produção agrícola e industrial. A minha opinião é que os alunos do PIBID se destacaram pela sua organização e criatividade na elaboração de suas atividades, uma experiência diferente com interatividade e dinâmica, o que tira totalmente o aprendizado daquele padrão de sala de aula. Com esses pontos positivos, a geografia se torna atrativa, viável e agradável para o aluno, não importando seu nível escolar. Parabéns a todos organizadores, bolsistas, coordenadores e afins. Bela iniciativa." (João Pedro - Aluno da 3º Serie do Ensino Médio)


As oficinas foram de grande importância pra mim, pois me mostraram outra forma de aprender geografia, me tirando de uma sala de aula, e me botando em uma ambiente bem mais agradável. Onde ela contribuiu bastante com brincadeiras que pudessem facilitar o aprendizado, e que pode interagir os professores com os alunos. ( Pedro Januário - Aluno da 3º Serie do Ensino Médio) 

É perceptível o fato de que o mundo está evoluindo muito rapidamente, áreas que antigamente eram consideradas como áreas ultrapassadas hoje possuem tanta tecnologia quanto todas as outras, mas parece que nem todos perceberam essa mudança, então alguém tinha que tratar disso. E foi o que o PIBID Geografia fez com perfeição, realizando um ciclo de oficinas que tratavam exatamente desse assunto.
        Com a tarefa de criar oficinas que tratassem do tema Campo/Cidade e que pudessem ser aplicadas no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, os participantes do PIBID Geogafia elaboraram uma série de atividades altamente interativas, onde eles se dividiram em quatro grupos de acordo com a escola e dividiram as oficinas em quatro dias. Essas atividades foram apenas testes para ver se realmente funcionariam, e nós, alunos da Escola Estadual Aida Ramalho, tivemos a oportunidade de testá-las. Foi facilmente perceptível o fato de que cada grupo se empenhou ao máximo nas oficinas, tornando-as não só interativas mas também como bastante criativas, sempre focando no seu designado tema.
            As oficinas começaram focando na vida no Campo e terminaram focando na vida na Cidade, sempre tentando mostrar o lado de quem realizou a migração de um lugar para o outro. No final, após muitas atividades, gostaria de parabenizar o PIBID Geografia, pois realizaram excelentes oficinas, que trouxeram conhecimento tanto para quem a realizava quanto para quem a assistia. 
( Cristian Emanuel - Aluno da 3º Serie do Ensino Médio) 

Abaixo algumas fotos das aplicações !!