PIBID Geografia continua em ritmo produtivo mesmo com greve na UERN

Mesmo com a greve na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que já ultrapassa quatro meses, o subprojeto da área de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) permanece em pleno funcionamento.

Produção de artigos, desenvolvimento de aulões para os alunos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e continuação do preparatório e desenvolvimento das oficinas de Ideias Cartográficas, são atividades que estão sendo realizadas simultaneamente.

Os artigos já se encontram em fase de conclusão. Eles são voltados para as experiências das aplicações das oficinas em 2014 nas escolas em que atuamos.

Os aulões foram aplicados com alunos da 3ª série do Ensino Médio das Escolas Estaduais José de Freitas Nobre, Educandário Presidente Kennedy e Aida Ramalho Cortez Pereira. Selecionamos questões em duas áreas abordadas pela Geografia: Meio Ambiente e Questões Ambientais e População. O objetivo da atividade foi colaborar com os alunos nesse momento tão importante da vida deles.

Bolsistas que atuam na Escola Estadual José de Freitas Nobre planejando os aulões.
 
Bolsistas que atuam nas Escolas Estaduais Educandário Presidente Kennedy e Aida Ramalho Cortez Pereira planejando os aulões.

Aplicação do aulão sobre Meio Ambiente na Escola Estadual Educandário Presidente Kennedy.

O grupo de bolsistas que desenvolve atividades na Escola Municipal Professor Manoel Assis voltou-se para a oficina de Ideias Cartográficas: Orientação e Localização. Eles apresentaram para os demais bolsistas como a oficina deveria ser desenvolvida por todos os grupos nas quatro escolas parceiras.

Bolsistas planejando a oficina.

Oficina de Orientação e Localização desenvolvida na Escola Estadual Educandário Presidente Kennedy:

Alunos aprendendo a hemisferizar o corpo humano.

Alunos jogando o Futebol Cartográfico.
 
Aprendendo a se localizar pelo Sol.

À medida que estamos com as atividades paralisadas na UERN, aproveitamos esse tempo para nos empenharmos no PIBID, um programa que cada vez mais auxilia os alunos em sua formação docente.